sábado, 1 de março de 2014

Project ARA, o smartphone modular!

A google anunciou recentemente o "Project ARA", cujo o objectivo é criar smartphones modulares - o utilizador pode monta-lo e actualiza-lo a seu belo prazer. Ainda a muitos desafios para se criar um dispositivo assim, mas a google esta a levar este projecto a serio, tanto que pretende comercializar este dispositivo partir de apenas 50 dólares.


O plano da google é criar um "grayphone", que consiste num exosqueleto básico e personalizar, que inicialmente terá apenas uma tecla, carcaça e um chip Wifi. Este dispositivo teria um preço de 50 dólares e seria vendido em "lojas de conveniência". Apartir deste ponto, os utilizadores poderiam personalizar o dispositivo , acrescentando os módulos que pretendem, como processador, câmara, etc.

Mas onde poderiam os utilizadores comprar os módulos? Paul Eremenko, líder do projecto, imagina que uma app embutida no dispositivo permitira ao utilizador ajustar certos elementos do design, e para comprar os módulos, os utilizadores teriam que ir a quiosques especiais. Este quiosques seriam projectados em contentores próprios, que seriam enviados para todo o mundo, contendo as ferramentas e peças para que o utilizador possa personalizar o seu dispositivo.
Tudo isto parece um pouco ambicioso, e segundo Paul Eremenko, a google ainda esta a analisar se existe procura para este tipo de Smartphones.


Mas quais são as vantagens de um smartphone modular?? 

Esta nova tecnologia permite criar aparelhos mais versáteis, no qual o utilizador decide o que precisa ou não, quanto tempo de duração tem a bateria e por ai. Para os fabricantes, também traz vantagens, pois permite que apenas se foquem naquilo que melhor sabem fazer, como um modulo para câmara ou GPS, em vez de terem que criar um smartphone inteiro.

É importante dizer, que um projecto como este tem uma boa dose de cepticismo, pois a modularidade pode reduzir a integração entre componentes, o que pode fazer com que o dispositivo seja maior do que o normal, ou mais lento. Tentativas anteriores para criar um Smartphone modular falharam, como o Handspring Visor, construídos pelos mesmo fabricantes do PalmPilot, ou o Modu, cuja a empresa fechou 
em 2011, vendendo a maioria das suas patentes a Google.

Mesmo assim,  motivos para permanecer optimista. O projecto esta entre ao grupo ATAP(advanced technology and products), comandado Regina Dugan, Ex-Directora da DARPA- órgão responsável por alguns dos projectos mais incríveis dos últimos tempos.



A google ira fazer em Abril, uma conferencia apenas sobre este projecto, demonstrando desta forma que esta a levar este tipo de Smartphones a serio.
Inicialmente o projecto estava a cargo da motorola, mas quando esta foi vendida para a lenovo, o grupo ATAP desvinculou-se da motorola, indo para um escritório alugado a poucos quilómetros da google. A google espera lançar o seu primeiro smartphone modular dentro de um ano, com preços a começarem no 50 dólares. Agora é esperar para ver!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário